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Author Topic: Pdeinep 2009  (Read 989 times)

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Offline Equinocio

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Pdeinep 2009
« on: January 31, 2010, 03:27:53 PM »
EDIT (18.04.2010): O evento foi cancelado por falta de participantes.

A PdM, um site de Mugen, recebeu autorização da administração da Infinity Mugen Team para falar de um evento chamado "Pdeinep". Eu sou um dos administradores da PdM. Por favor, isso não é spam! Isso é um evento sério, não é spam.

Olá, comunidade Infinity Mugen Team!

Antes de tudo, a PdM agradece a administração da Infinity Mugen Team por autorizar a divulgação do Pdeinep no forum da comunidade. Muito obrigado!

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Com o objetivo de incentivar e apoiar a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação em engines programáveis (como o Mugen, por exemplo), está começando uma edição do Prêmio PDEINEP - Prêmio para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Engines Programáveis. Este Prêmio será destinado à pessoa cujo trabalho mais contribuiu para a evolução das engines programáveis no ano de 2009.

Em resumo, se você fez um trabalho no Mugen, por exemplo, pode receber um prêmio por isso.
Pode ser qualquer trabalho, desde um pequeno código em um golpe de um personagem até o desenvolvimento de uma engine programável.

Para saber mais e participar, visite o sub-forum do PDEINEP e entre na seção PDEINEP 2009.

Usuários não registrados na PdM Fórum (Visitantes) podem postar no sub-forum do PDEINEP.
Não é preciso escrever o nome ou nick, o campo referente a isso pode ficar vazio.
É necessário apenas digitar um código anti-spam. Depois escreva seu post! ;)

Parte do texto do Pdeinep 2009 é apresentado a seguir. O texto inteiro ultrapassa o limite de caracteres permitido. Por isso, para ler o resto do texto (modelos apresentados), visite o sub-forum do PDEINEP.

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Caro programador, jogador ou visitante,

Com o objetivo de incentivar e apoiar a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação em engines programáveis, foi criado o Prêmio PDEINEP - Prêmio para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Engines Programáveis. Este Prêmio é anual e destinado à pessoa cujo trabalho mais contribuiu para a evolução das engines programáveis durante o ano.

E quando é dito "trabalho que mais contribuiu", significa qualquer trabalho: código, experimento, descoberta, estudo de fenômenos ou equações, técnicas de edição, ferramentas, tratamento de sons ou imagens,... O PDEINEP não é um prêmio para melhor personagem, criador,... do ano, mas um prêmio para o trabalho ou descoberta que mais contribuiu para a evolução das engines programáveis. Então qualquer pessoa poderá ganhar o Prêmio, seja novato ou veterano, programador ou não, pois o que vale aqui é descobrir, desenvolver e inovar, e não necessariamente criar belos personagens com ótimos gráficos e programação. Assim, o PDEINEP não objetiva encher de glórias programadores muito experientes que já fizeram uma infinidade de trabalhos. Muito pelo contrário, qualquer pessoa, com qualquer trabalho, pode participar do concurso e ser a vencedora do PDEINEP.

Sejam novatos ou veteranos em engines programáveis (como o M.U.G.E.N), todos são capazes de fazer bons trabalhos e descobertas. Assim, não será preciso saber muito de programação, ser um grande programador, ter feito muitos trabalhos para participar e, ainda, vencer o PDEINEP. Desde um código usando somente os comandos da engine, até um experimento envolvendo outras áreas do conhecimento - como Física, Matemática, Química, Biologia,... - ou o desenvolvimento de uma engine ou ferramenta poderão concorrer ao Prêmio. O que queremos é que, com os conhecimentos que você já possui, que já traz consigo, você possa desenvolver algo, fazer descobertas, inovar,... para que as engines programáveis possam evoluir cada vez mais.

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Agora vamos falar sobre como participar do PDEINEP: o período de inscrição, de realização, como apresentar os trabalhos, do vencedor,...

(1) - Quem pode concorrer ao Prêmio.

Qualquer pessoa, de qualquer lugar do mundo, registrada ou não na PdM Fórum.

(2) - Qual trabalho será aceito no PDEINEP 2009.

Será aceito qualquer trabalho concluído durante o ano de 2009 e que esteja englobado pelo item (3).

(3) - Que tipo de trabalho será aceito no PDEINEP.

Qualquer trabalho relacionado às engines programáveis (como M.U.G.E.N, ShugenDo,...) pode ser inscrito no PDEINEP. Assim, podem concorrer ao Prêmio: códigos feitos somente com comandos da própria engine; códigos ou experimentos feitos a partir de teoremas, teorias e conteúdos matemáticos, físicos, químicos, biológicos, computacionais,...; estudo de fenômenos naturais, equações, gráficos, sistemas, simulações,... com as respectivas aplicações nas engines programáveis; descoberta; estudo ou tratamento de vídeos, sons, imagens,... aplicável nas engines programáveis; ferramentas destinadas às engines programáveis; novas engines,... Enfim, qualquer trabalho, qualquer contribuição poderá participar do PDEINEP.

(4) - Que tipo de trabalho não será aceito no PDEINEP.

O PDEINEP não é prêmio para melhor personagem, cenário, screenpack, criador,... do ano. O Prêmio é destinado a maior contribuição à evolução das engines programáveis. Portanto, por favor, não envie para nós personagens, cenários, screenpacks,... inteiros.

(5) - Quais categorias (temas) concorrerão.

Para esta segunda edição do PDEINEP, teremos as seguintes categorias (temas): "Engines", "Ferramentas", "Personagens", "Cenários", "Add-ons" e "Edição & Efeitos Especiais". Sendo que cada pessoa poderá inscrever apenas 1 (um) trabalho dentro de uma das seis categorias (temas).

(6) - Quem será o vencedor do PDEINEP.

Somente 1 (um) trabalho em todo o concurso será o vencedor.
Haverá dois turnos (ou fases). No primeiro turno, o participante concorrerá dentro do tema que escolheu. Por exemplo: trabalhos dentro da categoria Personagens concorrem apenas com outros trabalhos dessa mesma categoria. Quem está com o tema Cenários, concorre somente com outros que estão com esse tema. O mesmo vale para os outros temas. No segundo turno, os trabalhos selecionados em cada categoria no primeiro turno concorrem entre si. Assim, poderemos ter trabalhos dentro do tema Personagens concorrendo com Screenpack, com Engines,... Ou seja, na segunda fase fica misturado. Pois a intenção é escolher o trabalho que mais contribuiu para a evolução das engines programáveis. O ganhador da segunda fase será o vencedor do PDEINEP.

(7) - Como serão escolhidos os trabalhos durante cada turno.

Em cada turno, durante um período de tempo previamente estabelecido, os usuários vão ler os trabalhos e votar naquele que julgam ser o que mais contribuiu para a evolução das engines programáveis. No primeiro turno, cada usuário só poderá votar em um único trabalho dentro de cada categoria. No segundo turno, cada usuário só poderá votar em um único trabalho.

(8 ) - Quem poderá votar.

Qualquer usuário poderá votar, bem como postar no sub-forum do PDEINEP. Sendo assim, tanto usuários registrados na PdM Fórum como usuários não-registrados (Visitantes) poderão votar em trabalhos e postar no sub-forum do PDEINEP.

(9) - Classificação para a segunda fase do PDEINEP.

Passado um tempo de votação previamente estabelecido, fecharemos todos os tópicos e encerraremos a primeira fase. Sendo "T" o número total de trabalhos dentro de um tema que participaram da primeira fase, a classificação para a segunda fase será feita da seguinte maneira:

"T" é par: Então T/2 trabalhos mais votados irão para a segunda fase.
Por exemplo, se T = 8, os 4 trabalhos mais votados irão para a segunda fase.

"T" é impar: Então (T + 1)/2  trabalhos mais votados irão para a segunda fase.
Por exemplo, se T = 9, os 5 trabalhos mais votados irão para a segunda fase.

"T" = 1: O trabalho estará automaticamente na segunda fase, sem precisar concorrer na primeira fase.

"T" = 0: A primeira fase ficará sem trabalho para esse tema.

(10) - Em caso de empate na segunda fase, caso tenha chegado ao fim o tempo de votação.

O período de votação será prolongado por mais 7 (sete) dias para os participantes que ficaram empatados. Persistindo o empate entre dois ou mais trabalhos, todos serão considerados vencedores.

(11) - Qual será o prêmio no PDEINEP 2009.

O vencedor receberá nossos parabéns, um local especial com um comentário* sobre o trabalho e um Pen Drive USB 2.0 SanDisk Cruzer Micro de 16GB.

* O vencedor escreverá.

Pen Drive - Alguns Recursos:

- Capacidade: 16 (dezesseis) GB
- Conector USB retrátil
- Com tecnologia ReadyBoost
- LED na cor âmbar brilhante
- Com tecnologia U3
- Dimensões: 7,94 mm x 20,6 mm x 57,15 mm (P x L x C)
- USB 2.0 de Alta Velocidade certificado (retrocompatível com todas as portas USB 1.1)

PS: A funcionalidade U3 só é suportada em Windows 2000 (SP4 e versões mais recentes) e XP



(12) - Da desclassificação do PDEINEP.

O participante será desclassificado do PDEINEP caso seja comprovado, a qualquer tempo, que o trabalho foi plagiado (total ou parcialmente) ou que esse trabalho foi feito por terceiros e não pelo participante.

(13) - Como apresentar o trabalho.

O trabalho deverá ser apresentado em forma de texto, em PDF.
Não há uma formatação padrão (tamanho da letra, parágrafo,...). Porém, recomenda-se que as letras, números,... sejam, no mínimo, visíveis, para que todos consigam ler. Também, a fonte não precisa ser a mesma para palavras, números, expressões,... Você pode variar conforme achar melhor.

PS: Neste segundo PDEINEP, começaremos a adotar o formato PDF como padrão para apresentar os trabalhos. Ele tem vantagens - para quem escreve e para quem lê. Há vários programas (e também serviços online) que transformam arquivos para o formato PDF. Se você não conhece algum programa para isso, como sugestão existem o CutePDF e o doPDF. PDF Online e PDF Converter são serviços online.

(14) - Como fazer o texto.

Os textos seguirão alguns padrões. Apresentaremos mais adiante alguns modelos de texto que você poderá escolher, de acordo com o tipo de trabalho feito.

Você NÃO precisa ler sobre todos os modelos. Leia a descrição de cada um deles e procure pelo respectivo exemplo mais abaixo, de acordo com a abordagem feita em seu texto.

- Modelo 1: Para códigos feitos somente com comandos da própria engine.

- Modelo 2: Destinado a códigos feitos a partir de teoremas, teorias e conteúdos puramente matemáticos ou lógicos.

- Modelo 3: Destinado a trabalhos feitos a partir de teoremas, teorias e conteúdos físicos, químicos, biológicos, computacionais,...; estudo de fenômenos naturais, equações, gráficos, sistemas, simulações,...; tratamento de imagens e sons com abordagem artística ou científica - com as respectivas aplicações nas engines programáveis.

PS: É importante dizer que trabalhar no tema "Edição & Efeitos Especiais" de maneira artística não consiste em somente editar imagens, como é feito normalmente. Ao fazer um trabalho nesse tema de maneira artística, a pessoa deve apresentar algo diferente, algo inovador - uma técnica diferente, implementar algo diferente na edição ou no efeito especial, uma edição ou um efeito especial inovadores,... E é essa novidade, esse "algo diferente" que será o principal assunto do trabalho no PDEINEP.

- Modelo 4: Use este modelo caso você tenha feito uma descoberta em alguma engine programável.
Essa descoberta pode ser, por exemplo, uma maneira diferente de se colocar música nos cenários ou sons nos personagens, um comportamento anormal de um item no ambiente de jogo, um erro na engine ou em um comando,... Enfim, qualquer descoberta que envolva a programação, a estrutura, a matemática, a física, a jogabilidade,... em alguma engine programável.

- Modelo 5: Para textos que relatam o desenvolvimento de novas engines ou novas ferramentas que podem ser usadas em uma ou mais engines programáveis.

(15) - Comentários sobre os modelos apresentados.

Não é necessário seguir rigorosamente esses modelos.
Porém, o texto deve possuir os itens Título, Tema, Autor e Engine.
Caso um deles esteja faltando, o participante corre o risco de não ver seu trabalho concorrendo ao prêmio durante o período de votação. Por isso, certifique-se que o texto tenha esses quatro itens presentes.

Em caso de descoberta (ver Modelo 4), de invenção ou do desenvolvimento de novos métodos, a pessoa pode dar o nome que quiser a descoberta, invento ou método - é claro que apenas quando for necessário dar nome. Por exemplo, no Exemplo para Modelo 3 o título do texto é "Formação do Hexágono da Morte por Redirecionamento de Laser em Reflexão Especular". Perceba que o nome da arma, do invento, é hexágono da morte. Portanto, use o bom senso para dar nomes.

(16) - Comentários sobre os títulos dos trabalhos.

Os três títulos abaixo já dizem claramente o que será feito no trabalho:

Quote
Implementação de Partículas de Poeira no Percurso de Feixes de Luz

Representação de Letreiros Luminosos em Cenários com Efeito de Gás Néon

Obtenção da Velocidade Terminal para Gotículas de Água em Precipitação Próximas ao Chão

Agora repare neste título:

Quote
Aplicação de Equações Não-Lineares para a Correção da Trajetória de Objetos no Sistema AP-P2-AP

Quando houver termos desconhecidos no título, convém explicar no texto o significado deles. Isso pode ser feito na Introdução.

Sistema AP-P2-AP significa Ataque Projétil-Adversário-Ataque Projétil.
O objetivo é usar equações não-lineares para a todo instante corrigir a trajetória de dois projéteis perseguidores, que vão em direção ao oponente.

Leia este outro título:

Quote
Aplicação da Eliminação de Gauss para o Cálculo de Velocidades em Colisões Elásticas

Quando houver nomes de pessoas no título ou em outra parte do trabalho, convém falar um pouco sobre elas durante o texto. Mas não precisa fazer uma biografia dela. Apenas cite o nome completo, a época em que ela viveu, sua nacionalidade e sua profissão. Se quiser, fale resumidamente de algumas contribuições dessa pessoa para determinada área do conhecimento.

Exemplo: "...o nome desse método é em homenagem ao matemático alemão Carl Friedrich Gauss (1777-1855)..."

Por fim, repare neste título (o do "Exemplo para Modelo 4"):

Quote
Variação na Forma de Expoentes para o Cálculo de Raiz Quadrada no Conjunto R+ no M.U.G.E.N

Repare que o nome da engine aparece no título - no caso, o M.U.G.E.N.
Mesmo assim, o item "Engine" no texto deve ser preenchido com o nome da engine em que a aplicação ou a descoberta foram feitas. Assim:

Engine: M.U.G.E.N

(17) - Comentários sobre a escrita.

Pessoas do mundo inteiro vão ler seu texto e, talvez, votar em seu trabalho.
Portanto, vão algumas sugestões.

- Tente escrever corretamente;
- Evite abreviar palavras ou usar gírias, palavrões ou smiles;
- Lembre-se que uma Bibliografia pode servir também para dar maior embasamento ao trabalho;
- Se quiser o texto poderá ser escrito em inglês, além de ser escrito em português.
Neste caso envie para nós os dois textos (inglês e português) em documentos diferentes, mas no mesmo e-mail. Porém, caso queira concorrer apenas com o texto em inglês, envie para nós somente o trabalho escrito nessa língua. Se você pediu para outra pessoa traduzir o texto para o inglês, não esqueça de colocar o nome dela nos "Agradecimentos" (ou "Créditos").

PS: Isso são apenas sugestões. Siga se quiser.

(18) - Datas do PDEINEP 2009.

- Período de Inscrição: Até 17 de abril de 2010.
- Realização da 1ª Fase: de 21 de abril a 31 de maio de 2010.
- Realização da 2ª Fase: de 06 de junho a 16 de julho de 2010.
- Divulgação do vencedor: 18 de julho de 2010.

PS: A divulgação do vencedor será feita em News da Pão (seção de notícias da PdM).

(19) - Para onde enviar o texto.

Envie o texto para o e-mail: admgjl@gmail.com
Não coloque o texto escrito diretamente no e-mail, mas envie o arquivo anexo.
Para facilitar a identificação, coloque no título do e-mail o título do texto.
Se você quiser, pode abreviar o título do texto no título do e-mail.

Após terminar o evento, a PdM vai arquivar seu trabalho para que qualquer pessoa possa fazer o download do mesmo. Porém, se você não quiser que o trabalho seja arquivado, peça isso ao enviar o e-mail.

(20) - Considerações Finais.

Durante todo o período de inscrição, vamos tirar dúvidas sobre como participar do evento. Ser você tem sugestões, escreva para serem analisadas. E, caso sejam aprovadas, possam ser colocadas em prática no próximo PDEINEP.

O mais importante no PDEINEP é incentivar a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação em engines programáveis. Por isso, participe com seus experimentos, suas idéias,... Pesquise e aplique nas engines programáveis aquilo que você aprendeu na escola, em cursos, na universidade, em livros ou revistas, na Internet,... e na vida de maneira geral. Faça descobertas, inove, desenvolva, crie! Libere a criatividade e vá aos limites! Participe! ;)

« Last Edit: April 18, 2010, 09:46:48 AM by Equinocio »



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