collapse

Author Topic: HI-res tutorial  (Read 1223 times)

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Offline DM

  • MUGEN Content Architect
  • *****
  • Posts: 24
  • Last Login:May 20, 2009, 03:45:46 PM
  • Who watches the Watchmen?
    • :: DM Hideout ::
    • Email
HI-res tutorial
« on: February 22, 2009, 02:17:10 PM »
Oi gente, eu vou mostrar a maneira que eu uso para fazer efeitos Hi-Res. Se vocês perceberem alguma coisa parecida com o tutorial do PotS ou do Ilu, bom, a maneira usada é quase a mesma, mas a minha tem algumas diferenças e tal.

Iniciando, eu uso basicamente o Paint Shop Pro 9, ele cai como uma luva para essas tarefas mugênicas. Mas pode ser feito com o PS também.

O FX que eu escolhi é o Messatsu Gou Hadou do Shin Gouki CvS2. Eu upei esse mesmo sprite para vcs tentarem em cima dele, se quiserem, ou escolher outro FX que mais desejam. :P

Essa é a tela do Paint Shop 9, aí está o efeito, maximizado e tal.



Percebam que a cor de fundo é rosa. Vamos mudar para preto. Cliquem em Image -> Pallete -> Edit Pallete



Aberto o editor da paleta, cliquem 2 vezes sobre a cor, e selecionem a cor preta, cliquem em ok. (Se a cor já estiver em preto [0,0,0], n precisa mudar ela, pule os 2 passos anteriores)



Agora com o efeito de cor preta, vamos aumentar o espaço de fundo. Clique em Image -> add borders.
Selecione a opção para aumentar igualmente para todos os lados, e coloque uns 2cm de borda para aumentar (como mostra na imagem). Faça isso se a imagem estiver cropada, se ja tiver um tamanho legal, pule esse passo.





Agora vamos duplicar o tamanho da imagem. Clique em Image -> Resize. Coloque como 200% (para cima e para os lados) e clique em ok.





Agora vamos aplicar o blur. Nesse caso (e na maioria) o radial blur funciona bem para deixar esses efeitos em hi-res. Clique em adjust -> blur -> radial blur, então. Se a imagem estiver em 256 cores, vai perguntar se quer converter para 16-bits. Clique em OK.



Agora vem a mágica. Com o radial blur, selecione a opção zoom, e coloque a marquinha para a parte da frente do efeito. Ou posicione conforme fique melhor para o seu efeito (se for uma torre ne energia posicione embaixo dele, se for um efeito tipo magia do Iori, posiciona no cantinho dele, etc). Altere o valor de Strenght conforme vc desejar, eu coloquei como 15 para n perder muito a definição. Clique em ok quando terminar.



Agora vamos deixar tudo preto e branco. Clique em Image -> Greyscale



Agora temos 2 opções. Se você quiser deixar o efeito com mais qualidade e todas as 256 cores dele, clique em Increase Colors -> 256 cores. Se quiser diminuir as cores dele para eventualmente paletar num char e tal (e perder um pouco da qualidade), clique em Decrease Colors -> x colors, então selecione o numero de cores que vc quer que o efeito tenha (eu uso 61, 60 cores e a cor de fundo) e clique em ok.







Agora vamos colocar cor no efeito denovo. Clique em Adjust -> Color Balance -> Color Balance



Aqui n tem muito o que explicar, mecha nos valores de R G e B nos 3 campos até achar uma cor que te agrade. Uma dica: mantenha uma proporção legal de tons entre os 3 campos (shadow, mid e hi), eu quase sempre mantenho os valores iguais nos 3.



E pronto, agora vc tem seu efeito Hi-res. :D



Ah gente, eu ia fazer um pequeno tuto de criação de rotinas no PSP, para facilitar o trampo de fazer isso em muitos efeitos, mas n tou com muito saco :P
Outro dia eu faço. Esse tuto só ja me deu um trampo de fazer/digitar/tirar snaps XD

Alias, eu mostrei uma das maneiras de fazer isso, eu pessoalmente acho bem fácil, depois de pegar a prática. :)

E aqui estão os 2 FX, o que eu usei para fazer e o resultado final do nosso tutorial. :)





Espero que tenham curtido, e que seja útil. :)



Offline O Ilusionista

  • Since 1999 and kicking :)
  • IMT Content Architect
  • *
  • Posts: 12458
  • Country: Brazil br
  • Last Login:March 21, 2024, 10:58:34 AM
  • OpenBOR & Mugen addicted
    • BMT - Brazil Mugen Team
    • Email
Re: HI-res tutorial
« Reply #1 on: February 22, 2009, 02:25:03 PM »
Valeu pelo tuto DM. Acho que quanto mais opções de programas tivermos, melhor.

Tags:
 


* IMT Facebook

Help us by Donating!

IMT Discord

Join us at our Discord! Click the image below!

* IMT Shoutbox

Sorry, this shoutbox does not exist.

* Recent Posts

SPIDER-VERSE THE AMAZING MUGENSTORY©EPISODE 10 "THE OTHERVERSE" 1080P BY REB3LTV by Rage
[March 27, 2024, 02:44:21 PM]


D2TD VS Showcase Thread by D2TD
[March 24, 2024, 11:09:37 AM]


Tree Of Erebus Stage 1.1 & 1.0 by MatreroG
[March 22, 2024, 08:13:48 AM]


.Batzarro's. Sprite Edits by MatreroG
[March 20, 2024, 07:58:08 AM]


World Heroes 2 Shura Stage by Vegaz by LightFlare
[March 19, 2024, 12:44:28 PM]


MOVED: Prepare your ****! ***** Soldier gets his **** ready in MUGEN! by Rage
[March 18, 2024, 11:08:23 AM]


[WIP] Pocket Dimensional Clash 2 by O Ilusionista
[March 14, 2024, 01:34:08 PM]


R.I.P. Akira Toriyama "Dragonball Legend" by Rage
[March 12, 2024, 03:01:39 PM]


DBFZ Rocky Field (noon) by jafar
[March 10, 2024, 11:59:23 PM]


World Heroes 2 Neo Geegus Stage by Vegaz by LightFlare
[March 09, 2024, 11:04:56 AM]

* IMT Calendar

March 2024
Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat
1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 [29] 30
31

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal