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IMT Fórum Português => M.U.G.E.N - Tutorias => Topic started by: O Ilusionista on April 16, 2009, 11:45:48 AM

Title: #Guia de golpes e conceitos#
Post by: O Ilusionista on April 16, 2009, 11:45:48 AM
Fala pessoal,

A um tempão atrás, eu fiz uma espécie de "guia de golpes", um certo padrão ou listagem de opções para golpes, suas utilidades e tal. Entao o principal é:

   - Evitar Cliches (por exemplo: um golpe super, vc muda alguns efeitos, ele vira a mesma coisa, so que hyper. Todo mundo ama fazer isso). A NAO SER QUE SEJA MUITO LEGAL
   - funcionalidade dos golpes
   - Evitar golpes repetidos

eu gosto de pensar nos golpes por suas atribuições, não simplesmente por fazer. Procuro sempre utilizar um esquema:

   - Dashing attacks: aonde o lutador se projeta para atacar o p2. O famoso "buscador" ou "que varre a tela".
(http://images1.wikia.nocookie.net/__cb20100328042716/streetfighter/images/7/74/Bison-animation.gif)

   - anti aéreos: golpes que evitam o p2 de pular sobre vc.
(http://images1.wikia.nocookie.net/__cb20130227211818/streetfighter/es/images/5/54/230874-street_fighter_shoryuken_03_large.jpg)

   - Projeteis: curta, media ou longa distância, aéreos ou não, horizontais, diagonais ou verticais.
(http://imsai8080.files.wordpress.com/2009/02/15.jpg)

   - Agarramentos: curta distancia ou "slide and grab" (o char se move para agarrar o p2, muito util), que possuem ou um acionamento lento ou um tempo de recuperação lento. Do tipo "acertou, já era; Errou, f*deu".
(http://i43.tinypic.com/2gspy6w.jpg)

   - escudos: coisas que ajudam a manter a distancia do p2, sem ataca-lo diretamente.

   - Counters: Contra golpes.
(http://farm3.static.flickr.com/2611/4136088239_c01c579e30_o.png)

   - Assist: golpes passivos, como recuperar energia, etc

   - Esquivas: teleportes e afins.
(http://i.imgur.com/5JmpYlh.png) (http://fablow.retrogames.com/images/ssf2t2.gif)

   - Ajudantes: autoexplicativo.
(http://images2.wikia.nocookie.net/__cb20090419024109/megamanfanon/images/a/a9/Makibishi.png)

   - Tricks/Mutretas: o meu preferido. Eu costumo char de presentinho :) São aqueles golpes que vc nao ataca diretamente tbem, nao causam muito dano, mas são chatos pra cacete. Como bombas que ficam no chao e demoram a explodir, veneno, algo que faça ele cair, que prejudique a visão, etc. Típico golpe que vc executa após ter derrubado o p2 no chão, assim ele já tem com o que se preocupar quando levantar.
(http://images2.wikia.nocookie.net/__cb20090419024109/megamanfanon/images/a/a9/Makibishi.png)

Espero que isso ajude os novos criadores (e os velhos tbem).

PS: antes que alguem fale do Spec Ops, lá tem golpes repetidos sim...mas não por minha culpa, hehe
Title: Re: #Guia de golpes e conceitos#
Post by: BlackMaxSlayer on May 17, 2009, 11:41:59 PM
 ^^(PM)^  To começando a criar meus chars essa semana já é um bom começa ter um pouco de nossão
Title: Re: #Guia de golpes e conceitos#
Post by: wolviesam on October 03, 2010, 03:43:25 PM
Gracias por el tutorial amigo si es de gran ayuda :thumbsup:

Saludos ;D
Title: Re: #Guia de golpes e conceitos#
Post by: Tony-El on March 16, 2014, 08:26:43 PM
Muito bom... Quero criar um char e não sabia como iniciar... agora já tenho uma base!

Valeu! ^^(PM)^
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